A Era do Videogame (Documentário)

Um ótimo documentário da Discovery Channel em 5 Episódios,  lançado em 2007. Vou tentar trazer, de forma breve, um resumo do que é tratado em cada um deles. Espero que gostem!

O Polegar
No primeiro episódio, nos é mostrada a gênese do conceito Videogame. Tudo começou durante a Guerra Fria, onde as pessoas estavam paranoicas, com medo de alguém “apertar o botão vermelho” e explodir alguma bomba atômica. Todos se sentiam impotentes por não ter o controle da situação, de poder apenas assistir. Mas os cientistas e pesquisadores do departamento de defesa (em Especial dos EUA e Rússia), começaram a usar tecnologia militar para produzir entretenimento. O que é bem irônico! Mas isso mostra que, desde o começo, o videogame é uma válvula de escape para violência e tensão.

Outro detalhe importante neste documentário é que, pelo menos na época em que foi produzido (2007), vários desses pioneiros do Videogame ainda estavam vivos e dando entrevistas. Isso é incrível, se pararmos para pensar: Passamos por várias gerações de videogames, de pessoas e os criadores das primeiras gerações estarem vivos para ver tudo isso acontecendo, toda essa evolução, deve ser uma experiência sensacional! Outra coisa que é abordada e vale destacar é o Videogame como forma de arte, sendo colocado lado a lado com: Cinema, Música, Literatura, etc.

O Rosto
Começa falando sobre a mudança de foco nos jogos, com a introdução de protagonistas e enredo, passando pela evolução dos consoles de 8 a 32 bits e PCs. Como os jogos podem emocionar e, em contrapartida, como os gráficos cada vez mais realistas podem tornar os personagens humanos “sem vida” (pelo fato de ser um parâmetro de comparação bem mais próximo para nós). Outra coisa que é bem discutida, é como a indústria faz para tentar acompanhar o gamer das gerações anteriores que cresceu.

As Pernas
Aqui são apresentados os gêneros de FPS (First Person Shooter, em português Tiro em Primeira Pessoa) e Simulação. Passando por Battle Zone, Wolfenstein 3D, Doom e até jogos mais recentes (anos 2000), como o America’s Army (um simulador de soldado patrocinado pelo exército americano). Daí começam as polêmicas Video Game x Violência e Video Game x Militarismo.

A Mente
Este quarto episódio é extremamente rico em informações e conteúdo, durante todo o Documentário, vemos um paralelo entre acontecimentos no mundo real e do vídeo game, aqui isso se intensifica ainda mais.

Somos apresentados aos “God Games”, como: Sim City, The Sims, Civilization, Populous e a liberdade dada ao jogador para fazer o que quiser, inclusive suas próprias escolhas morais. Também é abordado o conceito de criação de conteúdo por parte dos jogadores, que modificam jogos famosos, (muitos deles que até já disponibilizavam ferramentas para este fim). E por último, a questão do videogame não só como forma de arte, mas como também como ferramenta de expressão e direcionado para causas sociais ou reflexão sobre fatos reais.

O Coração
Este último episódio do documentário fala sobre o advento da Internet e foca principalmente nos controversos “MMOs” (Massively Online Multiplayer), jogos como: Everquest e World of Warcraft que trazem de forma bem forte o conceito de trabalho e recompensa. E, mesmo falando  do assunto de forma positiva, é citado o caso de uma mãe que criou um grupo “Jogadores Online Anônimos”, para pessoas que se consideram viciadas nesse gênero de jogo. É mostrada a questão da monetização dos jogos: itens virtuais sendo vendidos e comprados com dinheiro real.  E fecha fazendo um breve balanço de tudo que foi discutido durante todos episódios.

O que tentei trazer aqui foi uma prévia, recomendo fortemente que você assista “A Era do Videogame”. A começar por ele ser da Discovery Channel (que é sinônimo de qualidade). Infelizmente, não sei se foi lançado em DVD. O fato é que não achei maiores informações, nem mesmo detalhes da produção, jogos citados, etc. Nos links abaixo, você pode assistí-lo na íntegra e dublado em Português do Brasil. Se gostar do post, pedimos apenas que ajude a divulgar, clicando nos botões do Twitter ou Facebook no final da página. E claro: se tiver algo a dizer, o campo de comentários está aí para isso!

Um abraço e lembrem-se: “A Era do Videogame” ainda não acabou!

Episódio 1 – O Polegar
Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5
Parte 6

Episódio 2 – O Rosto
Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5 Parte 6

Episódio 3 – As Pernas
Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5 Parte 6 Parte 7

Episódio 4 – A Mente
Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5 Parte 6

Episódio 5 – O Coração
Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s