Games X Realidade: Dead Space e as luas de Saturno

Sabemos que os games são famosos por nos trazerem mundos desconhecidos, muitos deles totalmente fictícios e 100% criados por seus idealizadores. Por vezes, fazendo  analogias. Mas existem também aqueles que usam cenários ou fatos reais como pano de fundo para suas tramas, mesclando realidade e ficção de forma um pouco parecida com o que o autor Dan Brown faz em seus livros. Nos games, talvez o caso mais emblemático seja o da franquia Assassin’s Creed, em que o jogador é rodeado por momentos e locais históricos. Neste espaço, que chamarei de “Games x Realidade”, mostrarei alguns jogos que trazem algo nessa linha, tentando fazer um link com a realidade.

Recentemente, joguei Dead Space Mobile para Iphone (confira o review aqui),  gostei muito de sua ambientação e sua  temática de ficção científica. Um detalhe interessante em sua premissa é que o jogo se passa nas minas  de Titan, que é a maior lua de Saturno. Esses dias, peguei para assistir alguns vídeos do TED, mais especificamente da série “Jornada no Espaço”. Logo no primeiro vídeo, me deparei com a palestra de Carolyn Porco, onde ela conta de forma bem resumida as pesquisas e resultados das sondas enviadas as luas Titan e Enceladus.

No caso da última, a descoberta foi a existência de água e condições propícias para a vida. Ok, a ligação disso com o jogo pode não ser tão forte assim, mas de qualquer forma, me despertou interesse sobre o assunto, já que ultimamente não estou muito antenado nessas notícias sobre exploração espacial. Veja abaixo os vídeos das palestras de Carolyn que, apesar de ser uma cientista, é bem animada e tem um ótimo humor, tornando o assunto bem light ao público não acadêmico.

Existe muita coisa rolando no mundo das pesquisas espaciais, muitas delas não são divulgadas pela mídia de massa por não serem “interessantes” ao grande público. Depois que o Homem pisou na Lua (ou não), muitas pessoas só voltarão mais sua atenção nesta área quando a humanidade começar a fazer missões tripuladas a outros planetas. Ou quando/se for descoberta vida fora da Terra.  Enquanto isso, preste bem atenção, pois enquanto você acha que planetas citados em Mass Effect são inventados, muitos deles podem fazer parte de descobertas já feitas no mundo real, ficando a cargo dos produtores apenas preenchê-los com histórias e raças fictícias. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s