Produção de Jogos: agora é você quem dá o pontapé inicial!

Você está cansado de jogos feitos APENAS visando lucro, que colocam em segundo plano a originalidade, criatividade, parte artística? Pois é, amigo, por mais que seja uma triste realidade é assim que as coisas funcionam atualmente: grandes distribuidoras comprando estúdios e ditando as regras. Daí vemos coisas como: Multiplayer em Mass Effect 3, saturação em certas temáticas ou perspectivas de gameplay, DLCs de conteúdos que já deveriam vir junto com o jogo, entre outros. Mas ainda há esperança para quem quer ver jogos mais artísticos ou de nicho, a maior parte dela está, com certeza, nos Indie Games (Jogos Independentes). Porém, nem sempre os desenvolvedores tem grana para tocar o projeto. E aí como fica para quem quer fazer um jogo com qualidade, mas sem apoio das grandes corporações? É sobre isto que falarei neste post!

Hoje, com as ferramentas disponíveis na internet e redes sociais, temos uma interação que há anos atrás era impensável. Podemos ter um contato direto com pessoas famosas e empresas e um retorno quase imediato. Um grande exemplo que sempre brinco é o seguinte: se você tem uma reclamação a fazer para uma empresa prestadora de serviços ou fabricante de produtos, mande um e-mail para o SAC e ao mesmo tempo, mande um tweet aberto reclamando, depois veja onde responderão primeiro.

Esse poder das redes sociais começou a ser usado também para arrecadação de fundos para diversos fins. No Brasil, o mais expressivo foi o caso do Oziel, um rapaz que precisava de uma grande quantia para fazer uma cirurgia de reconstrução facial devido às sequelas de um câncer. Mas além dessas causas mais do que nobres, temos também pedidos de doações para coisas não tão importantes, mas que nem por isso deixam de ser válidas. É aí que entram os desenvolvedores de jogos e o tema central deste post.

Nos últimos meses, ouvi diversos podcasts falando de desenvolvedores de renome que queriam fazer novos jogos. Os fãs queriam ver os novos projetos se tornando realidade, mas os desenvolvedores não conseguiam apoio financeiro de grandes estúdios. Então alguém teve uma idéia: “Eu quero fazer um jogo e os fãs querem muito que eu o faça. E se eu pedir para eles, os fãs, financiarem o projeto?”

O resultado foi absurdamente melhor do que o esperado! E parece que isto está começando a virar uma tendência. Lendo um post do Who’s Nerd, fiquei sabendo da última façanha conseguida através do site Kickstarter, que faz jus ao nome e dá o “pontapé inicial” criando uma plataforma de doações para diversos projetos. No mundo dos games, você vê abaixo o top 3 de maiores arrecadações. Lembrando que: Backers = número de patrocinadores, Pledged = quantia arrecadada, veja como essas quantias ultrapassaram e muito o Goal = objetivo:

Tim Schafer (Double Fine Adventure), conhecido por: The Secret of Monkey Island, Full Throttle, Grim Fandango, Brütal Legend, (…). Sem dúvida, junto a era de ouro Lucas Arts, ele fez história no mundo dos Adventures. É o fundador da Double Fine.

Brian Fargo (Wasteland 2), conhecido por: Wasteland, Neuromancer, RPM Racing, Rock ‘n Roll Racing, (…). O cara é nada menos que o fundador da Interplay Entertainment.

Jordan Weisman (Shadowrun Returns), conhecido por: Shadowrun (Mega Drive) e vários jogos da franquia Mech Warrior.

Clicando nos links acima, vocês poderão ver uma espécie de blog com todas informações desde o início das doações, incluindo os vídeos de apresentação do projeto, feedback e agradecimentos pelas metas alcançadas. Vejo sinceridade nos desenvolvedores, ao dizer que toda essa grana arrecadada será revertida para a produção dos jogos. Lembrando que as doações são a partir de US$ 1.00, o que não pesa para quem não quer investir muito.

Atualização (valeu Rafa Louzada por me lembrar!): quem doou US$ 15.00 em qualquer um dos jogos citados acima, ganha uma cópia digital do jogo!  E para quem doar acima destes valores, ganha outras coisas extras, como: documentários, PDFs com artbooks ou histórias, posters, entre outras coisas. Resta agora aguardarmos até 2013, que é o ano previsto para estes jogos serem lançados e aí veremos se toda essa mobilização valeu a pena. Eu quero acreditar que sim!🙂

E você, caro leitor, o que acha de tudo isso? Você estaria disposto a doar seu rico dinheirinho para ver aquele jogo que você tanto quer lançado? Ou melhor: diga aí por qual jogo você faria isso. Eu já me adianto e digo que estaria disposto a fazer uma doação por Shenmue 3!

6 pensamentos sobre “Produção de Jogos: agora é você quem dá o pontapé inicial!

  1. Rafa Louzada disse:

    Primeiramente, ótimo post!!!

    Cara, eu acho a idéia interessante sim, mas também acho que pra que isso funcione ainda melhor, a empresa que está pedindo doação para produzir o jogo deveria reverter o dinheiro doado pelas pessoas em desconto na compra do jogo que ela ajudou, se o valor doado exceder o valor do jogo, a empresa então “daria” o jogo e essa pessoa. Acho que seria uma forma de retribuir o favor.

    O que vocês acham, não é uma boa idéia?

    • FrankCastle disse:

      Olá Rafa, na verdade já está acontecendo isso!😉 Acabei esquecendo de falar sobre isso no post. Mas para quem doou US$ 15.00 em qualquer um dos jogos citados no post, ganha uma cópia digital do jogo!🙂 E para quem doar acima destes valores, ganha outras coisas extras, como: documentários, PDFs com artbooks ou histórias, posters, entre outras coisas. Acho que vou colocar uma nota no post destacando isso, pois como você bem disse, é algo muito importante! Valeu pelo comentário!

  2. Rafa Louzada disse:

    Ah, eu estaria disposto a doar meu rico dinheirinho para a produção de um remake Rock’n Roll Racing! =D

    • FrankCastle disse:

      Com certeza, é um ótimo jogo! Porém a detentora dos seus direitos (Blizzard) é podre de rica e só não faz isso por pura falta de interesse😦

      • anderson disse:

        nossssaaaa frank esse jogo é mostro lembro de ter jogado na sua casa, lembrei pela capa vou caçalo no youtube pra relembralo das boas tardes de jogatina na sua casa!!!! e ótima matéria cada vez melhor e mais informativa!!!!

  3. FrankCastle disse:

    @anderson
    Valeu cara! Realmente ainda tenho esse Shadowrun até hoje, muito bom esses jogo! Um abraço!

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