[Preview] Oniken e um bate papo com Danilo Dias

Recebi hoje, uma ótima notícia de meu amigo Diego Rodrigues: Oniken já está em pré-venda e será lançado em 22/06/2012! Mas o que é Oniken? Se trata de um jogo de plataforma com visual 8 bits, desenvolvido por Danilo Dias e colaboração de Pedro Paiva. Saiba mais em nosso post, contamos também com um pequeno bate papo com o criador do jogo.

Danilo Dias é um arquiteto, fã de jogos da era 8 e 16 bits, filmes e animes dos anos 80. Iniciou um projeto de um jogo com personagens em SD, mais parecidos com os games da era 16 bits, mas acabou o interrompendo. Foi então que Pedro Paiva o incentivou a retomar a empreitada, mas desta vez com visual focado nos 8 bits.

E assim nasceu Oniken como é conhecido hoje em dia. Depois de uma fase beta e incentivo dos fãs para que o jogo fosse comercializado, Oniken ganha finalmente uma plataforma de lançamento para sua versão completa. A parceria foi fechada com a Desura (lembrando que o jogo é independente), um site de distribuição de jogos digitais. Mas é bem possível que num futuro próximo vejamos o jogo sendo vendido em outros sites como Steam e Nuuvem. No final do post, você confere todos os links para ter maiores informações sobre o jogo, assim como para baixar o demo, fazer a pré-compra, etc.

Bate Papo com Danilo Dias (criador do jogo)

Obs: O conteúdo abaixo é de e-mails trocados entre Danilo Dias e eu, entre 15/12/2011 e 17/12/2011. Época em que o jogo ainda estava em fase Beta.

FrankCastle: Olá Danilo! Me chamo Diego Pereira, também conhecido pelas “internets” como FrankCastle. Sou gamer e editor do pequeno blog de games Projeto Jogatina.

Danilo Dias: Opa e ae Diego tudo bem? Vi só agora seu e-mail, me desculpe pela demora.

FrankCastle: Tranqüilo, que isso, respondeu rápido! :-) Tomei conhecimento do projeto do jogo Oniken através da notícia publicada no UOL Jogos. Fiquei muito contente e entusiasmado, pois gosto muito desse estilo de jogo. Já baixei e testei a versão beta com as 3 fases, está muito bom! Difícil como os jogos de NES (Ninja Gaiden), porém com uma jogabilidade muito boa. A dica (óbvia) e que creio que já esteja em sua mente, é de lançar a versão final com idioma em Português também.

Danilo Dias: Bom vamos lá, sobre idioma pretendo sim lançar uma versão em PT-BR, eu só estou deixando em inglês por enquanto pros americanos e pessoal de outros países poderem dar uma conferida.

FrankCastle: Sobre o Idioma, já suspeitava disso, mas é sempre bom confirmar!🙂 Já sobre o gameplay, algo que me incomodou um pouco foi aquele “Alerta Vermelho” depois de enfrentar o primeiro chefe da Missão 1. Sei que dá um clima de tensão, mas pode causar muito incomodo com o tempo e temo que pessoas com tendência a epilepsia possam ser afetadas.

Danilo Dias: Sobre o alerta já me falaram também que ele atrapalha a vista. Eu to pensando em fazer ele tocar só enquanto faz o barulho, assim ele para de piscar e não vai ter problema. O que acha?

FrankCastle: Sobre o alerta, não lembro por quanto tempo faz o barulho, mas se for só ali, depois de enfrentar o boss, dentro da sala dele, fica legal sim! Na Missão 3, achei legal o efeito da Neve, sei que você tentou dar uma inovada, mas ficaria mais agradável aos olhos deixar a neve caindo apenas na camada (layer) atrás do personagem (mais para o fundo), sem que ficasse caindo na frente dele.

Danilo Dias: Sobre a neve vou ver o que consigo fazer, o problema é que os layers estão ordenados de um modo em que não consigo alternar eles sem ter que reprogramar várias coisas. Eu vou tentar fazer uma “gambiarra” se funcionar ja implemento no próximo beta hehehe.

FrankCastle: Quanto a neve, se fizer a gambiarra, só me avisar que eu dou uma olhada e um feedback, mas imaginei que daria trabalho mesmoEstá previsto para lançar o jogo em qual trimestre? Já tem ideia de preço? Se puder passar mais alguns detalhes, eu agradeço, pois pretendo fazer em breve um post sobre o jogo.

Danilo Dias: O lançamento ta previsto pra março ou maio do ano que vem, isso se não rolar nenhum problema. Aconteceu já de um bug ter me atrasado 2 meses… Eu não conseguia resolver de jeito nenhum. Espero que isso não ocorra novamente mas acho difícil já que estamos na fase 5-3 e até agora não deu mais nada errado. (o jogo vai até a fase 6-3). Sobre o preço eu não sei o que vai rolar. Eu vou ser bem sincero com você, quando começamos o jogo não pretendíamos vender, na verdade estavamos fazendo porque gostamos muito de jogos 8 bits e jogos de ação a moda antiga. O que aconteceu é que muita gente acabou conhecendo o jogo e várias pessoas pediram para tentarmos vender.

Atualização: O jogo está custando  US$ 5.00 (cerca de R$ 10,00) na pré-venda.

FrankCastle: Quanto a data de lançamento, se eu for postar essa previsão no blog, vou falar que é para Maio e deixar bem claro que outros fatores podem comprometer a data. Pois, como gamer, posso dizer que datas anunciadas e não atendidas causam muita frustração na galera.

Atualização: Agora não deve ter erro, a data de lançamento foi anunciada para 22/06/2012 (mais conhecido como semana que vem!).

FrankCastle: (Sobre o anime M.D. Geist) Lendo a notícia, vi que você pegou inspiração em atores como Stallone e em filmes como Mad Max, mas não me passou pela cabeça que você conhecia M.D. Geist, muito menos que fosse um grande fã! (Vi isso pelos vídeos em seu canal). Sou grande fã desse anime, até entendo porque a galera fala mal dele, mas gosto tanto que até comprei o DVD Original no Ebay. E claro, a primeira vez que assisti foi no U.S. Manga da extinta Rede Manchete.

Danilo Dias: Sobre M.D. Geist, já que você é fã também, vai pegar algumas referências que colocamos no jogo hahaha. A fase final do jogo chama-se… (SPOILER), também tem um inimigo no jogo chamado… (SPOILER) mas a aparência dele na real lembra o (SPOILER) hahaha. A violência do jogo também foi inspirada nesses animes 80’s, estou mandando uma imagem retirada de uma das cutscenes que ainda não foi implementada no jogo. Caso queira por no blog pode mandar ver. =)

Imagem cedida gentilmente por Danilo Dias

FrankCastle: Pô, muito legais as referências ao M.D. Geist, talvez eu comente que existem, mas não vou falar quais, para não estragar, hehehe. Muito obrigado por enviar esta imagem!

Danilo Dias: Ah sim, eu também vi M.D. Geist na Manchete quando era guri, achei muuuuito foda cara. Eu adoro aquela música “Violence of the Flame”, muitas vezes faço os sprites pro Oniken enquanto ouço. Eu comprei aqueles gibis do M.D. Geist no ebay, o Ground Zero e a adaptação do OVA. Única cagada é que o número 3 da adaptação do OVA estava esgotado… Fiquei sem o final!

FrankCastle: Sem querer encher muito o saco, mas uma última pergunta: qual programa você usou para fazer a captura em vídeo do gameplay do jogo? Me recomenda algum? Pois estava querendo fazer um vídeo de gameplay comentado, se você permitir é claro!

Danilo Dias: Pô cara nem ta enchendo saco não que isso hahaha. Ta fazendo um puta favor pro Pedro e eu. Pra gravar os videos eu usei o FRAPS, mas ele só grava videos se você rodar o jogo em modo direct x9. Em modo software ele não detecta. Muito legal da sua parte fazer um gameplay comentado, ninguém fez isso, sempre quis saber o que o povo acha ao jogar. Muito obrigado mesmo pela ajuda. Caso tenha mais alguma dúvida ou pergunta é só falar. Se o jogo bugar ou notar algo estranho me avise por favor.

Bom valew amigão muito obrigado mesmo pelo apoio.
Um abraço!

Danilo Dias

FrankCastle: Um grande abraço e parabéns pelo projeto Oniken! Pode ter certeza de que vou divulgar para todos os meus amigos e postar no blog!

Gameplay
Confira abaixo os 2 vídeos de gameplay que fiz testando o Demo pela primeira vez. Me desculpem pelo áudio do jogo extremamente baixo, não consegui fazer a captura pelo FRAPS e pelo Livestream sempre tenho esse problema:

Gameplay Missão 1
Gameplay Missão 2

Espero que tenham gostado do post e dessa “entrevista”. Era para eu ter soltado esse conteúdo antes mas, de certa forma, foi até bom. Pois quem tiver se interessado já poderá conferir o demo e em breve a versão completa do game.

Trailer

Ficha Técnica
Data de Lançamento: 22/06/2012
Desenvolvedor: Danilo Dias / Joy Masher
Publisher: Joy Masher
Platformas: PC (Windows)
Engine: Multimedia Fusion
Gênero: Plataforma
Single Player
Site Oficial: www.oniken.net

Mais Links
Página do Facebook de Oniken
Site da Joy Masher

E o site da Desura, onde você pode fazer a pré-compra do jogo ou apenas baixar o Demo gratuitamente. Obs: é necessário criar uma conta e instalar o aplicativo do site:

http://www.desura.com/games/oniken

11 pensamentos sobre “[Preview] Oniken e um bate papo com Danilo Dias

  1. Danilo disse:

    Cara, gostei muito dos videos! Muito Obrigado!

  2. […] (22/06/2012), se trata de Oniken. Inclusive você pode conferir nosso preview dele, clicando aqui. Porém a Joymasher (desenvolvedora do jogo) fez uma grande surpresa e anunciou hoje um jogo bem […]

  3. homerofeanor disse:

    Aew belo post. Apesar não conhecer muitas das referencias. Curti o jogo e já fiz minha pré-order muito legal.

  4. FrankCastle disse:

    @Danilo @homerfeanor

    Valeu Danilo, valeu Homer! Agora é aguardar a liberação do jogo e passar o final de semana jogando Oniken!!!

  5. Bela entrevista, Diego. Acho que o jogo já foi até lançado, não? Muito bom ver este tipo de iniciativa. E o jogo parece ser bem difícil, não?

    Mas e aí, o que achou? Chegou a comprar, testar? Tem algumas impressões para compartilhar?🙂

    Abraços!

    • FrankCastle disse:

      Olá Marcos, comprei sim, na pré-venda. Gostei muito dele. O bacana é que ele segue o mesmo padrão do GOG.com em relação a extras: vem trilha sonora original + 1 uma música arranjada, manual completo em PDF, alguns artworks e um poster em alta resolução.

      Quanto ao jogo em si, é bem difícil mesmo! Mas tem certos macetes que vamos pegando nas tentativas e erro. O máximo que cheguei até agora foi no boss da 3ª fase!🙂 Tem até um ranking de pontuação:

      http://www.oniken.net/p/leaderboards.html

      Estou em 30º😄, já meu amigo Eduardo (Jacinto) está em 24º🙂

      Se você gosta de jogos com a pegada 8 bits, plataforma, recomendo!

      Valeu Marcos, um abraço!

  6. Olha, Diego, curto muito o estilo. Bacana saber que vem com esses extras todos.🙂

    Meu medo é justamente o jogo ser difícil ao extremo. Com o pouco tempo que ando tendo, minha paciência não anda nada boa. Mas, por outro lado, fico com medo de perder um ótimo jogo. Nossa…rsrs Caramba, e você está em 30º? Que legal!

    Não sei, estou aqui decidindo se compro ou não.

    • FrankCastle disse:

      Então Marcos, o jogo é difícil mesmo, mas as fases são bem curtas. Levam menos de 10 minutos cada uma e com a vantagem de você poder começar da fase que parou (antigamente nós tínhamos que jogar tudo desde o começo). Então, por exemplo: se você passou a fase 1 e não conseguiu passar a fase 2, pode parar de jogar e voltar direto da fase 2, isso já economiza um tempo. Mas você também pode baixar o demo do jogo no site da Desura e tem direito a jogar as 2 primeiras fases, aí já dá para ter uma noção legal.

  7. Opa, bom saber disso. Já estou quase comprando.🙂

    Acho que nem vou baixar demo, nem nada. Pela entrevista, pelos seus gameplays, etc, deu pra ter uma ideia. E com essa boa notícia que você me deu agora, então, melhorou muito.

  8. […] o jogo Oniken, desenvolvido pelos brasileiros Danilo Dias e Pedro Paiva (não deixe de ler uma interessante entrevista com Danilo Dias). Neste exato momento, o preço mínimo é de US$ 5,16, e 1.600 bundles já foram […]

Deixe uma resposta

