[Review] MRC6-454 (PC)


Se você acompanha o blog ou nosso Twitter, deve ter notado que estou bem empolgado com um jogo brasileiro que será lançado nesta Sexta-Feira (22/06/2012), se trata de Oniken. Inclusive você pode conferir nosso preview dele, clicando aqui. Porém a Joymasher (desenvolvedora do jogo) fez uma grande surpresa e anunciou hoje um jogo bem curto, porém inteiramente grátis. Seu nome é MRC6-454 e você confere o review dele logo abaixo.

De acordo com a própria Joymasher:

MRC6-454 é um mini game (pelo fato de possuir apenas 1 fase) de ação/plataforma , focado na exploração, ambientado em um universo de ficção científica. Foi desenvolvido por Thais Weiller em menos de 5 dias, por alguma razão misteriosa, com Danilo Dias e Thommaz Kauffmann poupando algum tempo para ajudar com as suas especialidades, arte e música, respectivamente. O jogo inteiro na verdade, levou quatro dias para ser concluído. Ele tem um ritmo e sensação diferentes de Oniken, porém se utiliza muito do seu código fonte. Por esta razão, achamos que seria justo lançar MRC6-454 como um jogo gratuito, um presente para nossos queridos fãs!

História: Você está no comando da caçadora de recompensas Rachel E. Que pega um trabalho aparentemente fácil: procurar sobreviventes dentro da base de pesquisas MRC6-454 (que dá nome ao jogo) e acaba presa dentro dela. Para escapar, Rachel deve compreender um pouco da tecnologia do Centro de Pesquisas e usá-lá a seu favor, enquanto sobrevive ao sistema de segurança defeituoso. Durante o gameplay, você tem diálogos frequentes com Rico, que ajuda a ilustrar o que está ocorrendo. E antes que digam que o jogo é um plágio, no próprio site é deixado bem claro que ele faz homenagens à “Metroid” e ao primeiro filme da franquia “Alien”. Vale lembrar que, apesar de curto, o jogo tem sim final, até mais de um😉

Jogabilidade: é muito bem resolvida e lembra muito jogos como Contra, porém com um ritmo menos frenético e mais tenso. A semelhança com o jogo da Konami se dá por seus power ups, ao longo dos 3 estágios que compõem a única fase do jogo, você pode acumular até 3 tiros diferentes e além do menu que indica isso, sua arma assume uma cor diferente para cada um deles. Temos o “single shot” que você tem desde o início, depois o “spread  shot” (que dispara 5 tiros, cada um em uma direção) e o potente e mortal tiro “nº 3” que dispara uma rajada contínua.

Não há segredo: no melhor estilo NES, você tem um botão para pular e outro para atirar (outros 2 botões para alternar entre os tipos de tiros diferentes). Além de pular, a personagem se agacha também, elemento importante em vários trechos.  Você verá que, em cada situação, um dos tiros se encaixará melhor, deixando o jogo bem dinâmico. Dica: colete todas as dog tags que encontrar (veja na figura abaixo).

Gráficos: São bem resolvidos e ajudam na ambientação futurista/espacial, existem detalhes bem sutis, como as ombreiras da personagem se movimentando enquanto ela corre. E, sem desmerecer Oniken, achei os gráficos de MRC6-454, bem mais agradáveis. Apesar do artista gráfico ser o mesmo em ambos os jogos, gostei mais da combinação de cores apresentada aqui. Mas não podemos descartar a possibilidade de ser uma decisão de design, já que cada jogo tem uma proposta diferente.

Som e Trilha Sonora: Os sons estão bem executados e alguns deles podem acabar virando marca registrada da Joymasher, como o som de botões para abrir portas. A trilha sonora com ar “sintetizado” e profundo acertou em cheio para criar o clima de ficção científica.

Conclusão: Não é só porque é de graça, não é só porque é um jogo brasileiro. MRC6-454 (nome difícil de memorizar!) é um ótimo jogo e merece ser jogado, sobretudo por ser extremamente curto. E acho que seria uma boa ideia expandí-lo para um jogo maior no futuro. Uma dica: O jogo não possui suporte nativo para Joystick, porém isso pode ser facilmente contornado usando programas como o Xpadder. Para baixar o jogo acesse o link no final do post.

Tempo de Jogo: 15 a 30 minutos

Prós:
– Grátis
– Ótima jogabilidade
– Gráficos e trilha sonora caprichados

Contras:
 – Ausência de legendas em português (A Joymasher já se pronunciou e disse que deseja providenciar isso, mas não forneceu nenhuma data)
– Os balões de diálogo podem atrapalhar na visualização dos inimigos. Talvez a decisão mais interessante, seria deixá-los em forma de legendas e “travar o jogo” enquanto eles rolam.

Ficha Técnica
Ano: 2012
Desenvolvedora: Joymasher
Publisher: Joymasher
Platformas: PC
Gênero: Ação/Plataforma
Single Player
Site oficial: http://joymasher.com/mrc6-454/


Gameplay

12 pensamentos sobre “[Review] MRC6-454 (PC)

  1. i9CRIE disse:

    irado

  2. Maneiro!
    eles Mandaram bem no Game
    e voces mandaram bem no Review

    • FrankCastle disse:

      Valeu Sidnei! Obrigado pelo elogio! Se puder, dê uma olhada também no preview que fizemos de Oniken, o jogo será lançado amanhã e acho que a Joymasher merece nosso apoio na divulgação destes ótimos jogos. Um grande abraço!

  3. Dactar disse:

    Gostei muito deste game.Simples,bonito e cheio de referências retrô.Mesmo assim não cai no monótono.O que chamou atenção foi a ”física macia” do pulo do personagem e os diálogos -in game- que aumentam a imersão no jogo.
    Esta belezinha já está na minha área de trabalho,he he he,valeu pelo post FrankCastle,eu não conhecia MRC6-454,aliás esse nome não é nada comercial,mesmo para um jogo Free,he he he.
    Fui.

    • FrankCastle disse:

      Realmente, Dactar! Muito difícil de memorizar esse nome e complicado de escrever. É o tipo de jogo que você apresenta a um amigo e quando ele for comentar com outra pessoa já não vai mais lembrar e ficará sem um termo fácil para buscá-lo. Isso é algo que poderia ser melhorado caso o jogo tenha uma versão mais completa e com mais fases, vamos torcer para que isto aconteça. Obrigado pelo comentário, um abraço!

  4. Cosmonal disse:

    Legal mesmo Frank! Valeu a dica, experimentei-o aqui e é bem climático mesmo. Parabéns aos brazucas da JoyMasher. E o Oniken você já experimentou? Abração!

    • FrankCastle disse:

      Olá Eric! Já experimentei sim a versão completa de Oniken e gostei muito! A começar pelo capricho na edição do jogo, mesmo sendo digital, eles seguiram aquele padrão do GOG.com, então temos além do jogo: OST completa + 1 faixa com arranjo, manual em PDF bem completo, bem semelhante aos manuais antigos e bem detalhado. Alguns artworks e um poster do jogo em alta resolução.

      Em se falando de gameplay, gostei muito da jogabilidade. Acompanho o jogo desde a versão beta e deu para perceber que melhoraram bastante. É um jogo bem difícil, mas não é uma dificuldade forçada, é a velha história da tentativa e erro, explorar bem a fase para achar itens escondidos, usar habilidades especiais na hora certa. Por cerca de R$ 10,00 acho que valeu cada centavo. Se você quiser conferir sem compromisso. No site da Desura é possível baixar o demo.

      Valeu pelo comentário, abraços cósmicos!

      • Cosmonal disse:

        Vou pegar sim, com certeza — ainda mais com este apreço dos caras aí, que você mencinou, “GoG style” — sensacional. Você fará review dele (do Oniken) mais tarde?

        Ahaha, abraços cósmicos jogatínicos pra você também, mister Frank!🙂

  5. FrankCastle disse:

    Até tenho intenção de fazer review, porém só quando o terminar… o jogo tem 6 fases, não passo da 3ª! hahahaha, então acho que vai demorar um pouco. Valeu Eric! Um abraço!

  6. Fala Diego, tudo bem?🙂

    Poxa, estou com saudades de novas postagens por aqui!😀

  7. FrankCastle disse:

    Olá Marcos!

    Estamos meio parados mesmo. Estou com o tempo um pouco mais escasso e também com um misto de indisposição e preguiça, hehehe. Mas espero em breve (ou não), trazer mais uns posts😉

  8. Olá Diego!

    Bem, torço para que mais e mais posts apareçam por aqui.😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s