[A Fila Anda] Spec Ops: The Line

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Desde o primeiro anúncio que vi no Steam, não senti vontade de pegar nem o Demo deste jogo, de tão genérico que soava! Mas depois de ler um review, ouvir um podcast e receber recomendações de um amigo, me convenci a jogá-lo. Falarei, muito brevemente, sobre minha experiência com Spec Ops: The Line!

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O enredo é bem intrincado, portanto não me arrisco a tentar explicá-lo. até mesmo porque não entendi 100% da trama. A situação é a seguinte: Dubai está sendo devastada por tempestades de areia de níveis cataclísmicos e você irá tentar ajudar a evacuar civis. Isso já chama atenção por conta do contraste dos edifícios que ostentavam riqueza e agora estão parcialmente ou totalmente soterrados.

Spec Ops - The Line - 03Lembra dessa quadra de tênis suspensa?

Você controla o Capitão Walker que conta com a ajuda de 2 subordinados: Adams e Lugo. A perspectiva é em Terceira Pessoa, usa muito do consagrado sistema de cover popularizado por Gears of War e também é possível dar instruções para seus companheiros atacarem alvos específicos. Uma mecânica interessante que o jogo traz, diz respeito a areia e como usá-la a seu favor. Para se ter uma ideia: em dado momento, você está no meio de um tiroteio quando, de repente, é tragado pela areia… na verdade você estava sobre um prédio  com teto de vidro! Da mesma forma, é possível atirar em janelas de para soterrar os inimigos.

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Pontos negativos: Os objetos explosivos não ficam muito visíveis no cenário. E, em certos momentos, em que você está em um nível acima dos inimigos, fica difícil encontrar uma “linha de visada”.

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A história é cheia de reviravoltas e momentos marcantes. Mas, em minha opinião, o maior mérito do jogo é dar a possibilidade do jogador fazer escolhas que impactam, diretamente, em alguns eventos e até podem mudar o final. Tudo isso sem uso de menus, o que deixa a coisa mais “orgânica”.

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No mais, um ótimo jogo. Com algumas falhas de jogabilidade, mas com enredo muito bom, gráficos e visuais muito bonitos que destoam do que costumamos ver por aí em jogos militares. Há também um modo Cooperativo e Multiplayer, mas só joguei a campanha.

3 pensamentos sobre “[A Fila Anda] Spec Ops: The Line

  1. E aí Diego, beleza?🙂

    Cara, esse jogo é mesmo sensacional. Uma das coisas que mais gostei nele é justamente o enredo. Forte. E outra, é muito interessante a maneira como ele passa ao jogador uma espécie de “lição”, sei lá, a respeito do “lado feio” da guerra. O Walker e seu grupo vão caindo cada vez mais, digamos. Cada vez mais eles vão se deparando com horrores, e tudo isso vai mexendo com eles, até mesmo com o relacionamento entre eles.

    Reparou como lá pelo final, até o modo de falar do Walker muda, durante os tiroteios? Ele passa a sentir um certo prazer ao finalizar os caras, ao matar, etc. Ele até comenta com raiva na voz, quando confirma a morte de um inimigo. Esse foi uma grata surpresa em 2012.

    • FrankCastle disse:

      Realmente Marcos! Aquela parte do fósforo-branco mostra as consequências dos atos de guerra, pois geralmente vemos na TV ou em jogos como Call of Duty Modern Warfare apenas as câmeras térmicas, já em Spec Ops: The Line, vemos o que nossas ações causaram.

      Eu tinha notado que ela fica mais “insano” e com sede de matar no final, vibrando quando mata o inimigo, mas não tinha feito esse link da mudança de comportamento dele, muito bem observado!

      • Nem me fala. Outra coisa, esse tipo de coisa em alguns títulos é passado ao jogador de uma maneira que pode até soar “grandiosa”, com os autores sendo exaltados, etc, né? Já no Spec Ops: The Line ocorre o oposto. Não diretamente, mas o jogador tem essa nítida impressão, ou certeza.

        Fica bem insano…hehehe Pior que você acaba “entrando na onda” dele, e também vibra com cada nova morte. Olha, esse jogo não mereceu a atenção que merecia, infelizmente.

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